Fundador dos United VJs, grupo internacional de VJs baseado em São Paulo e Lisboa atua a pelo menos 27 anos no campo da arte audiovisual. Como curador criou e organizou festivais: VJ Torna Brasil, VJ University, Performa Paço, Johnny Walker Red Mix, Dialectos Digitales (Bolivia). Foi consultor artístico da Passport de 2008 a 2011. Consultor na instalação da Galeria Visual na fachada do edifício SESI/FIESP e também da mostra SP Urban. Consultor e Curador no SSA Mapping Festival 2023. Tem passagens por Londres (UK), York (UK), Datong (CH), Guangzhou (CH), Nansha (CH), Geneve (CH), Madrid (ES), Budapest (HU), Turku (FI), Berlin (DE), Barcelona (ES), Washington DC (USA), Denver (USA), Zushi (JP), Roma (IT), Santiago (CL), Lima (PE), Bogotá (CO), Buenos Aires (AR), La Paz (BO), Porto (PT), Lisboa (PT), Leon (MX), além de praticamente todas as capitais brasileiras e diversas cidades do interior do Brasil.
ATUALMENTE
Em 2023 projetou no Santuário de Lourdes na França durante show do cantor de ópera Andrea Bocelli. Também projetou em Elvas, Portugal, durante comemoração de 15 anos como patrimônio da Unesco. Também foi responsável pela direção de Videomapping da Exposição Imersiva sobre a Capela Sistina no MIS Experience São Paulo. Esteve em Las Vegas para a show da empresa de diamantes JCK / Brosway. Estreiou em nov/2023 a performance audiovisual autoral Mockers junto com o produtor Noffs. Em 2024 entrará em cartaz através do filme de Ruy Guerra “A Fúria” dirigindo projeções no cenário totalmente videomapeado.
HISTÓRICO
Premiado como melhor VJ do mundo (VJ Torna Internacional 2008 Budapest), Melhor VJ Brasil (RMC 2013 Brasil), Melhor Filme para Fulldome (Fulldome Festival / Alemanha 2011), Terceiro Colocado Fulldome Festival Viena 2011. Junto com Pedro Zaz e Roger S. desenvolveram o software Blendy Dome VJ, utilizado para mapeamento e controle de projeção em Domos e superfícies esféricas. O software está presente em mais de 40 países, sendo que renomados institutos e planetários o utilizam, entre eles o MoMA SP1 em Nova York.
Em 2010 trouxe o VJ Torna ao Brasil, campeonato mundial de VJs. Em 2011 projetava na estação de trens Nyugati em Budapest, projeto arquitetônico de Gustave Eiffel. Em dezembro de 2011 lança o VJ University com projeções no Memorial da América Latina.
Tem trabalhos publicados em grandes editoras no Brasil e no exterior: Criatividade (Saraiva / Brasil 2009), Stage Design (Art Power / Hong Kong 2013).
Criou o VisualRadio Studio, primeiro software de VJs brasileiro em 1998.
FESTIVAIS DE MÚSICA ELETRÔNICA
Coleciona passagens em grandes festivais, foi VJ residente da Só Track Boa até 2021, é residente da edição brasileira da TimeWarp, da festa Sunlite, dirigiu o show novo All Night Long do DJ Gabe com estréia marcada para 2024, residente DGTL São Paulo, esteve como VJ local nos shows de Solomun, Carl Cox e residente do After Boris Brejcha. Como Advanced fez a turnê sulamericana de David Guetta 2023, The Town 2023, Primavera Sound 2022. Em 2022 fez o encerramento da Expo 2020 em Dubai no palco principal projetando para DJ Tiesto. É VJ da banda Sepultura.
MUSICA CLÁSSICA & TEATRO
Realizou trabalhos com música clássica: Ópera “O Crespúsculo dos Deuses”, Teatro Municipal de São Paulo com direção de André Heller. Ópera “A Valquíria”, Teatro Municipal do Rio de Janeiro com direção de André Heller. “Dobra Schummaniana”, Sesc Pompéia, com direção de Branca de Oliveira e participação dos músicos Amilcar e Heloisa Zani.
TV
Foi responsável pelo cenário de programas de TV e show televisivos, com destaque para Especial Roberto Carlos (2006 a 2010), Programa Fátima Bernardes (2012) e The Gift (Lisboa/PT 2011). Em 2022 criou o conteúdo para o aclamado show de Anitta no Coachella, USA.
Pode ser encontrado no spetto@vjspetto.com.br, no Youtube www.youtube.com/vjspetto e no Instagram www.instagram.com/vjspetto |